quinta-feira, 29 de maio de 2014

Brigadeiro de Inhame ( receita de brigadeiro para quem tem restrição de leite/lactose na dieta)





Tenho dois filhos com dieta restrita. O Gui tem hoje intolerância a lactose e o João Pedro tem Alergia a Proteína do leite de Vaca. Abre parenteses. Os dois haviam sido curados, passaram 2 anos consumindo leite e derivados livremente. Em setembro de 2012, João Pedro, meu caçula, começou a apresentar um quadro de hipotermia. Passou quase dois meses encharcando lençóis durante a noite, a temperatura corporal chegou a 34,1°C, foram quase 45 dias de internação, exames invasivos, dolorosos e muito sofrimento. Os médicos não conseguiam fechar um diagnóstico, foi desesperador. Neste meio tempo, o Gui começou a apresentar a hipotermia também, apareceram mais 4 crianças com hipotermia mais leve no andar em que estavam internados. No fim, descobriu-se que era um quadro viral, mas não tivemos mais informações. Assim como surgiu foram embora os sintomas da hipotermia. Contudo, este episódio desregulou o sistema imunológico dos dois. Depois disso, voltaram as crises frequentes de asma e a alergia alimentar e intolerância.

Então, preciso por a mão na massa para praticamente tudo que consomem. Quem tem filho com alergia alimentar sabe bem o que é isso.
Brigadeiro era o nosso calcanhar de Aquiles. Nunca havia conseguido uma receita que ficasse boa. Tentei com leite condensado de soja e ficou mole, só serviu para cobertura de bolo. Tentei  com leite de coco e fica meio estranho, não gostamos.
Faz um tempo, vi uma matéria sobre um spar em Campos do Jordão e lá mostraram o brigadeiro de inhame. Não levei fé mas fiquei de testar.
E não é que foi aprovado pelos meus pequenos degustadores?
Aqui vai a receita.


Brigadeiro de Inhame

2 inhames médios cozidos e bem amassados ( purê)
2 colheres de sopa de açúcar ( vai de gosto, aqui gostamos menos doce, se vc preferir, acrescente mais)
2 colheres de sopa de cacau em pó ( uso Nestlé)
1 colher de sopa de azeite de oliva ou um outro óleo vegetal da sua preferência
1 quadrado de chocolate meio amargo sem leite, eu usei da marca Harold ( meus filhos toleram traços, então, tenham cuidado ao escolher o seu chocolate se não for esse o seu caso)
Chocolate granulado sem leite para cobrir
Ingredientes que usei


Preparo:

Derreta o chocolate no microondas. Junte todos os ingredientes, menos o granulado, numa tigela e vá misturando até obter uma massa homogênea. Leve a geladeira por 1 hora e depois é só fazer as bolinhas e cobrir com o granulado.
A textura é a melhor que já provei e o inhame não deixa gosto.

Espero ajudar quem também se vira nos trinta para satisfazer as vontades de seus pequenos com alergia.


Até mais!

2 comentários:

  1. nossa quem diria, com inhame, que interessante!!!! queria te fazer um convite, estou tendo um sorteio no meu blog, tem tecidos importados e aviamentos,e mais! venha dar uma visita! http://docedemelartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OI Ana Paula, maravilhosa essa receita. Eu fiz um de tâmara que ficou sensacional. Vou postar a receita no blog.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: