sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vem costurar comigo! Como fazer o porta biju * Atualizado


Prontas para nossa primeira aventura "costurística" juntas? Vamos lá?

Sabe este porta biju que postei ontem? Quem não viu está aqui.  Vamos fazer juntas?
Eu aprendi a fazê-lo com a Maria Elza do Artemelza.
Ela postou o pap como uma bolsinha para colocar make. E o passo a passo dela é ótimo, muito didático.  Eu não vou fazer um passo a passo aqui, vou apenas dar dicas, simplificar a vida de quem está aprendendo a fazer. Passar um pouquinho da minha experiência.
Então te convido a ver o PAP da Maira Elza aqui e  depois acompanhar minhas dicas.

A primeira coisa que pensei ao ver este pap da Elza foi: " essa bolsinha dá um ótimo porta biju, principalmente para levarmos aquele colar, uma pulseira, anel e brincos numa viajem. Não faz muito volume, é pequena, protege as peças e é uma gracinha!"
Por isso, dei uma nova utilidade para ela. O nome que adaptei surgiu porque essas abas lembram dobraduras, origami.

Minhas dicas para o pap:
  1. Eu a adoro no tamanho 25x25cm. Fiz em outros tamanhos e este é o que mais me agradou. Então recomendo este tamanho de molde.
  2. Para facilitar sua vida, faça um molde em papel, pode ser até numa embalagem de cereal, ou, em papel cartão. Eu uso papel cartão para meus moldes. O bom de fazer um molde é que agiliza o processo de corte dos tecidos e garanto que você não vai querer fazer apenas um porta biju.
  3. Escolha dois tecidos que se combinem, tenham mesmo tom, ou estampas que se assemelhem. Uso tricoline. Se você for usar a 100% algodão, use-a por dentro e por fora. Nada de misturar tecidos com composições diferentes.
  4. Se você fez o molde, posicione sobre o tecido escolhido já passado a ferro e risque. Eu uso  caneta para estes riscos. às vezes uso giz de costureira, porque em tecidos escuros o risco de caneta não aparece. Tenha o giz em casa, aqui eu o compro por R$ 0,70 e dura muito. Caso não tenha feito o molde, meça o tecido com uma régua ( eu tenho de madeira e aquelas de plástico de papelaria) ou base de corte. Risque. Corte com precisão. Um tesoura afiada é sua melhor companhia nestas horas. Por isso, tenha uma tesoura só para tecidos. Você acha tesouras muito boas no mercado, de preços variados. Eu sempre opto pelas mais em conta. Recomendo a tesoura de costureira da Tramontina  ( comprei por R$ 13,00) e  tesouras multiuso da Mundial, ambas com cabo plástico. As que são inteiras de aço são mais caras e mais pesadas também.
  5. Costureira tem que aprender a pensar pelo avesso! Então amiga, lembre-se de colocar os dois quadrados de tecido com os direitos juntos. Você vai costurar pelo avesso.  E agora não tenha medo, a máquina não é sua inimiga. Ela te ajuda, tem paciência com você e tenho certeza que já até se esqueceu de quantas vezes você achou que era o Vettel e que a sua máquina é um F1 e pisou fundo no pedal... Ela te perdoou, de agora em diante vamos tratá-la com carinho. Essa relação tende a melhorar. Pise como uma diva no pedal, mas com constância. Vá devagar, com o passar do tempo você adquire confiança e terá seu próprio ritmo.
  6. Para costurar em volta do quadrado de forma reta, tenho duas dicas. Para quem ainda tem muito medo, faça uma linha com auxílio de uma régua. Risque e costure em cima dela. Fica mais fácil. Para quem já vê na máquina de costura uma potencial aliada, use o pé da máquina como referência. Como aparece nesta foto:                      
  7. Ao chegar a mais ou menos 0,5 cm do fim do tecido, pare a máquina, com a agulha enfiada no tecido, levante a alavanca que eleva o pé calcador e  gire o tecido para costurar o próximo lado. Assim o cantinho fica perfeito. Mas se você achou difícil, faça assim como neste esquema que fiz aí de cima: Costure até um lado até o fim, dê os três pontinhos de retrocesso( linha vermelha do esquema). Corte a linha. Agora posicione o tecido para costurar o próximo lado. SEMPRE dê o retrocesso nos primeiros e últimos pontos. Isso é que garante que a costura não irá se desfazer. Atenção para a abertura. Como esse trabalho é pequeno, pode deixar entre 3 e 4 cm só, procure posicioná-la no meio de um dos lados do seu quadrado como no esquema. Depois de costurado todos os lados, é hora de cortar as sobras de tecido para deixar seu trabalho mais delicado. Corte deixando um pouco mais de tecido próximo à abertura. Faça como nesta foto:
  8. Agora desvire com cuidado para não rasgar o tecido ou esgarçar a costura. Nos cantinhos, segure com delicadeza a ponta da tesoura e empurre-os para fora, até ficarem certinhos.
  9. Você pode fechar a abertura com ponto invisível, como sugeriu a Maria Elza, ou com uma costura à máquina assim como na foto acima.
  10. Eu não risco o tecido com lápis como faz a Elza e costuro à máquina as abas. Para isso uso o pé da máquina como referência de novo, assim ó:

Reparem que uso as linhas da própria plataforma para me referenciar. Elas são feitas justamente para isso. Viu como a máquina quer te ajudar?

Agora é só enfiar o cordão que você escolher, com o acabamento que preferir. Eu uso fita de cetim, cordão acetinado e contas.

Não é fácil? O Pap Da Maria Elza é ótimo, muito explicadinho e cheio de fotos. As dicas que postei aqui não tem pretensão de ser pap, são apenas, observações que fiz com o passar do tempo e acho que poderão ser utéis  a quem, como eu, é novo neste mundo de costuras. Espero que gostem e caso você aproveite um pouquinho, me conta? Quem fizer o porta biju pode mandar a foto que posto aqui no blog, tá? E quem tiver dúvidas,  pode perguntar que tentarei responder. E críticas também podem ajudar.

Quero agradecer as meninas, costureiras de mão cheia que se propuseram a vir neste espaço dar dicas também. Obrigada Patrícia Daltro e Valérie Roberto.  E em especial a Maria Elza que  tem um blog cheio de paps muito legais e que só demonstra sua generosidade. Afinal:

"Quem divide, multiplica"

***ATUALIZAÇÃO***

E olha a multiplicação surgindo:
 Fabiana Fabrin caprichou!

Lindo composê de tecidos da Cynha!

A Tatyana já fez dois e diz que não vai parar por aí.

A Fabíola já presenteou uma amiga e fará outros.

A Clara ficou tão empolgada que fez logo três lindos!


A Lu, Do Desligada da tomada, não conseguiu parar até fazer 7de uma vez só!  Isso vicia! Rsrsrs

A Géssica, do Petit Pois Lilás , fez e presenteou uma amiga que adorou!

A Lú do Mundo da Lú também fez e ainda aprontou mais!

A Edinete diz que não leva jeito pra costura, pode? Visite-a e encoraje essa menina no
Me aceite do meu jeito
Se fizer também, mande sua foto ou o link e eu posto aqui!

43 comentários:

  1. Adorei, ficou uma graça!

    Bjs; Nini

    http://ninifazendoarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga!!Espero em breve poder costurar com você..por enquanto vou guardar o manual!!Um dos meus sonhos é aprender a costurar!!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tuas fotos têm melhorado a cada dia! Tu estás fazendo cursinho com a @Giu_Lopes???? A diferença nas imagens para os posts antigos é enorme!

    Beijooooo

    ResponderExcluir
  4. Linda linda lindaaa e generosa!
    Aninha eu amei suas dicas são imprescindíveis para mim que quero muito costurar mas tenho medo da maquinna sair correndo atrás de mim, com vc estou pedendo o medo marido meintimou a fazer um mimo de niver pra filha dele que faz 13 anos dia 5 agora e eu estava em panico sem saber o que fazer, mas já fiz uma pasta aqui no note e estou salvando todas as paginas que vc passa dicas, será uma pasta com todas suas dicas de costura
    Só tenho a agradecer sua generosidade e das meninas que tão especialmente se dispuseram a nos ensinar
    Concordo flor, dividindo a gente multiplica
    Obrigada Aninha!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Paula!
    Sua bolsinha ficou muito linda parece mais uma florzinha, um mimo.
    Adorei o pap e suas dicas, vou tentar fazer.
    Parabéns!!!
    Bjs
    lelê

    ResponderExcluir
  6. Oi, obrigada por dividir, ontem passei por aqui e fiquei encantada com a bolsinha, fiquei imaginando o modo de fazer e confesso que pensei justamente assim, um quadrado e dobras nas pontas,so não tinha as medidas...agora é por a mão nos tecidos, rsss...
    beijoss

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo "mão cheia", mas nem é tanto assim viu? Tenho tanto para aprender!

    Uma dica quanto ao giz de alfaiate. Dependendo da onde vc riscar ele não sai. Vc pode usar sabonete seco (aqueles finaizinhos que ninguém quer tomar banho) ou mesmo giz escolar. Os dois basta um paninho úmido e tá feito. A dica é mais para o meio de peças, um quilt (ou matelassê para alguns) que a costura fica aparente. Ah, o lápis HB é muito bom para riscar contornos de moldes. Cansa pouco a mão.

    Eu sei que o kit de patch é caro, mas se a gente gosta de costurar, seja patch ou não) vale a pena investir no trio (placa, régua e cortador). Os preços caíram muito. Enquanto não dá, eu fico com sua dica do papel cartão. Usei muito, vc não tem ideia.

    A tesoura eu concordo em gênero número e grau. Se a grana tá curta para comprar uma nova, pega aquela velhinha mesmo e manda amolar. Depois ESCONDE! Mas não corte nem papel! Se vc costuma trabalhar com vários materiais diferentes (manta acrilica, feltro, jeans) tenha uma para cada material de preferência.Vc pode pendurar um chaveirinho para lembrar de qual é qual. Mas o fundamental: esconda do resto da família rsrsrs

    Velocidade da máquina: adorei o Vetel! rsrs Sempre fui assim, demorei para regular o pé.rsrs Mas como vc disse, não tenha medo. Errou? Compre um descosturador, baratinho que te ajuda muito.

    Ainda tá com medo? Compre tecidos baratos. Já costurei chita para treinar canto mitrado. Já costurei TNT para fazer um projeto que estava com medo de gastar.

    Tem gente que fala em costurar papel sulfite, (sem linha na máquina)para treinar costura reta, em curva ou até mesmo quilt livre.

    Escrevi muito né? Sorry...

    Tenho que fazer um post do antes e depois das minhas peças. Tem coisa que eu tenho vontade chorar rsrsr

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula admiro o seu trabalho,vc é muito caprichosa.
    Parabéns MIGA !!!!!
    http://andreaarteva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boa as dicas, vou fazer e te mostro...brigadim por compartilhar..bjos!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a primeira aula,mas como ainda não tenho máquina,vou guarda-la como referência!Obrigada querida professora!bjs!

    ResponderExcluir
  11. Juuuura que é facinho assim que faz esse porta-biju??? Ah, se eu soubesse disso antes, já teria feito!
    Vejo sempre eles por aí, em 1001 blogs e nunca me animei a fazer, apesar de acha-los uma graça.
    Agora sai do papel, ainda mais com suas dicas!
    Obgada por compartilhar.

    Bjukinhas =]

    ResponderExcluir
  12. Oi amadinha!

    Como boa aluna que sou já fiz meu porta biju, logicamente seguindo todas as suas dicas preciosas...

    Vim agradecer, deixar o link do meu post e pedir mais aulas, pois amei como você explicou!

    http://www.fabianafabrin.com.br/2011/09/porta-biju.html

    Veja se fiz direitinho...

    Bjkas, Fabi

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana Paula
    Ficou muito bom o seu trabalho.
    Eu faço costuras com cabeça de desenhista. Por isso uso material de desenho ...como lápis, régua, esquadros...rsrsrs
    Vou sempre passar por aqui para pegar dicas de costura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Voltei..vim te dizer que já fiz a minha e postei no meu blog...coloquei onde aprendi...mais uma vez obrigada...agora é esperar pela segunda aula..rss...beijoss

    ResponderExcluir
  15. Tudo muito bem explicadinho,parece bem fácil,parabéns moça
    Cheiro!!

    ResponderExcluir
  16. Uma verdadeira professora! Dona Nilza tá no Orgulho. rsrsrsrs
    Concordo com a Fernanda, suas fotos estão muito boas. beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei o pap no artemelza e as suas dicas são valiosas para quem , assim como eu, está aprendendo e se aventurando na costura...
    Já salvei o Pap e as dicas para fazer um depois...

    Bjosss

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana Paula
    Agora estou mais linda leve e feliz e posso comentar rrsrsrs
    Olha só.
    Máquinas de costuras parece ter vida,então trate elas com carinho,a minha se chama Severina e dificilmente brigo com ela,sempre dou uns beijinho nela,pq quando começa a estragar é o é do borogodó.
    A melhor dádiva de uma pessoa é compartilhar o se sabe
    Parabéns
    E repito:admiro seu trabalho
    bjus

    ResponderExcluir
  19. Que gracinha!

    E facinho, pra quem sabe... Hahahahaha
    Tenho até medo de tentar...

    MUAH!

    ResponderExcluir
  20. Ana,
    Você já foi professora? Leva jeito viu! Sabe explicar direitinho. Muito legal, explicou coisas da máquina que eu nem imaginava para que servia! Amei sua explicação. Nota 10!
    Parabéns!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  21. olá, finalmen vim apreciar suas fofuras .. aviso q vou tebtar também e mostrarei qdo ficar pronto.. ficou ótimo suas explicações.. e qto à Maria Elza também a conheci , junto com a Soraia Melo... e vc nem imagina a minha emoção.. porque tb a admiro demais como pessoa e como blogueira .. mas vc também já está na minha lista .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  22. Mulher, tu ganhou meu sorteio!!!!!Tu já pensou em jogar no loteria???
    Eu fiquei rindo em casa quando sorteei e imaginando os comentarios...rsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  23. Ana, ficou lindo!
    Eu uso duas coisas para desvirar o cantinho: ou pauzinho de cabelo (que normalmente está nos meus, rs), ou a pontinha da dobradeira (que uso pra dobrar papel). Tenho medo de fazer com a ponta da tesoura e fazer caquinha, sabe como é, né?
    Sem dúvida vou fazer, achei uma graça!
    As pontinhas que ficam pra fora são ótimas!

    Bjim

    ResponderExcluir
  24. Descobri seu cantinho por acaso e amei!!!Trabalho com eva mas arrisco algumas coisas no tecido e adorei as idéias que vc compartilhou irão me ajudar muito... já me tornei sua seguidora e fã...agora não perco este cantinho por nada...rs

    ResponderExcluir
  25. Ficou linda. como tudo que você faz, amiga passa lã no blog que tem sorteio, quero muito que você participe. Bjos.

    ResponderExcluir
  26. Ficou linda. como tudo que você faz, amiga passa lã no blog que tem sorteio, quero muito que você participe. Bjos.

    ResponderExcluir
  27. Ficou linda. como tudo que você faz, amiga passa lã no blog que tem sorteio, quero muito que você participe. Bjos.

    ResponderExcluir
  28. oi Aninha.Vale mesmo a pena, e olha que que o dianão estava muito ensolarado.O mar aqui é diáfano.Só vendo mesmo.Tenho muitas fotos .Mas, o post se tornaria cansativo.
    bjs minha flor, e boa semana.

    ResponderExcluir
  29. Que legal essas dicas, ando sem tempo para costurices, mas qdo voltar meus encontros com a janominha vou arriscar, bjs.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Ana Pula! Adorei sua iniciativa de nos incentivar... quero fazer o curso todo! hahaha A primeira lição eu já fiz. Olha lá :

    http://mflorido.blogspot.com/2011/09/porta-biju-moedas-make-o-que-voce.html

    beijosss
    Taty

    ResponderExcluir
  31. Oi Ana!!!
    Amiga, fico literalmente babando com suas costuras, e agora com essas dicas preciosas acho que minha costuras tomaram outros rumo.
    Eu fiz o porta bijuterias e já presenteei uma amiga e ela amou, pense em uma pessoa cheia de orgulho? Já pensou?
    Sou eu!!!!
    Obriga mais uma vez por compartilhar o que sabe conosco, já te agradeci lá no blog, depois passa lá pra vc le e ver o porta bijuteria.
    Linda!!
    Bjos e tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  32. http://wwwmeuespacodomeujeito.blogspot.com/2011/09/presentinho-pra-amiga-eu-fiz-um-porta.html
    Me empolguei tanto que esqueci do linz amiga rs.
    Bjo,bjo.

    ResponderExcluir
  33. Aninha!!!

    Estou aqui pra te dizer que fiz essas bolsinhas lindas a partir do pap que vc ofereceu e ficaram tão fofinhas... tô postando agora lá no blog, com agradecimentos a vc!

    Beijinhos

    Lu

    ResponderExcluir
  34. Ai amiga, minha vez de ficar toda emocionada!!! que chique eu aqui, no teu bloguinho!

    Um beijo muito carinhoso!

    Lu

    ResponderExcluir
  35. Oi Ana Pula!

    Sabe que eu tb não sosseguei enquanto não fiz unzinho?!
    Adorei o pap e as dicas, então...!
    Acabei de mostrar meu porta-bijoux lá no Petit, linkei pra cá e dei os créditos da inspiração.
    Obgada por compartilhar com a gente tanta coisa linda.

    Bjukinhas =]

    ResponderExcluir
  36. Obrigada pelas dicas ,comprei uma máquina de costura aprendi a coloca r a linha agora falta aprender a costurar!!!rsrsrsrsrsrsr
    Adoro passar por aqui!!!
    Espero sua visitinha tbm!!!
    BJKS!!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Ana!
    EStou montando um post sobre presentes para se fazer ou encomendar agora para o dia dos professores e quero linkar esse post. Posso usar uma das suas fotos de porta bijoux?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  38. Obrigadíssima por compartilhar... acabei de comprar minha máquina e não sei muito de costura ainda, adorei suas dicas e vou tentar! ^^

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  39. Oi! Vi o porta-biju q a Fabiana Fabrin fez e adorei, por isso vim visitar seu blog e quero agradecer por suas dicas. Eu participo do clubinhodacostura.blogspot.com e com certeza vou fazer esse porta-biju. Bjs.

    queridissima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Nossa, parabéns!!!! Agradeço a apoio para as novatas... espero um dia poder contribuir tbem.. bjos a todas.

    ResponderExcluir
  41. Oi Ana...Eu achei seu blog hoje através desta postagem. Eu acabei de fazer olhando o seu e o da Artemelza. Adorei o resultado. Ainda não fotografei mas depois te mostro. Estou seguindo. Bjs.

    http://analaice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá Ana!!! Demorou mas postei lá no meu blog e citei você e Maria Elza... Se quiser dar uma olhadinha http://analaice.blogspot.com.br/2014/12/porta-bijuterias-ou-maquiagem.html

    Muito obrigada por compartilhar conosco. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: