domingo, 6 de março de 2011

Chapada Diamantina- Ba


Parque Nacional da Chapada Diamantina
 Essas fotos eu tirei de dentro do carro, quando voltávamos das férias. Perdoem o vidro sujo, mas quem viaja de manhã cedinho sofre com os mosquitos. No google imagens tem fotos lindas de lá.
  Morro do Pai Inácio
O Morro do Pai Inácio é o cartão postal da Chapada Diamantina. Sua parte superior tem 1,120 m. de altitude, oferecendo uma vista sensacional da região. O nome da montanha vem de uma lenda local que diz que um escravo fugitivo chamado Inácio, que estava sendo perseguido por seu mestre saltou do do alto do morro e sobreviveu.
Meu maridex já fez essa trilha e subiu no morro, a visão de lá de cima é linda, segundo ele.
Quem não se lembra da novela Pedra sobre Pedra, que foi filmada na região e falava muito da extração de diamantes?
A região tem muitos atrativos naturais e culturais. Além da paisagem linda, das cachoeiras, grutas, cavernas, rios, tem uma diversidade cultural incrível. Já passei dias muito agradáveis em uma cidade chamada Rio de Contas, linda, com muita história para contar, cortada pela Estrada Real e que até hoje abriga remanescentes de quilombolas na comunidade do Bananal. A cidade possui também um Carnaval à moda antiga, com máscaras, fantasias e bandinha tocando marchinhas.
Para quem gosta de aventura, a Chapada proporciona muitas atrações ao turismo de aventura.
Pra quem curte sossego, pousadas aconchegantes, muita natureza e cidadezinhas gostosas pra visitar.
E pra quem gosta de agito, tem baladas e  uma noite cheia de barzinhos em Lençóis.

Um pouco de História:
Os primeiros habitantes da Chapada Diamantina foram os índios. No século 17 chegaram os negros e os portugueses, que iniciaram uma economia baseada na exploração da agropecuária, e mais tarde, no garimpo de diamantes.
A Chapada foi sendo povoada gradativamente por grandes fazendas e comunidades quilombolas ¹, até que foram descobertos o ouro e o diamante, iniciando o ciclo do garimpo. A exploração do ouro perdurou por quase um século. Nessa época, foi construída a chamada Estrada Real para transportar o minério, que ligava a Chapada de Norte a Sul, de Jacobina a Rio de Contas. Com o declínio da produção aurífera, começa a exploração dos diamantes, responsável por trazer uma nova povoação à região, negociando com mercadores franceses, ingleses e alemães, mas que durou apenas 26 anos. A exploração da pedra começou em Mucugê, expandindo-se para o norte e para o sul, criando novos povoados, como Barra da Estiva, Rio de Contas, Igatu, Andaraí, Lençóis até Morro do Chapéu, definindo assim a região que passou a ser denominada de Chapada Diamantina, fazendo alusão à abundância do mineral e a sua formação geológica.
Por volta de 1870, o ciclo do diamante entra em decadência e no início do século 20, o diamante de aluvião se esgota e se inicia a era dos coronéis, em que as famílias dominantes disputavam o poder sobre o território. A principal figura desta época foi a do Coronel Horácio de Mattos, com memoráveis participações históricas, incluindo a ligação com Lampião ² e a perseguição à Coluna Prestes ³.
Entre 1980 e 1996 a economia da região foi reaquecida com base na extração mecanizada de diamante, que foi finalmente proibida com a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, dando início ao turismo.


Penúltimo dia para se inscrever no Sorteio Sempre Vaidosa!
Clica na imagem e vai se inscrever. Beijos e boa sorte!


8 comentários:

  1. Ana sempre tive vontade de conhecer a Chapada, agora essa vontade aumentou com sua aula de história, que delícia!Beijos minha linda e um ótimo feriadão.
    www.martammello.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lindas as fotos. Por conta da situação das estradas evito viajar de carro. Infelizmente. Já passei por aí.

    ResponderExcluir
  3. Nesses lugares a presença de Deus é muito forte.

    Lindo esse post!!!

    bjinhos, querida Ana!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo o lugar, e uma aula de História e tanto! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei os marcadores de página, mas só consegui comentá-los aqui.

    ResponderExcluir
  6. Sou de Salvador e sempre que posso visito a Chapada! É simplesmente um dos meus destinos preferidos!!! Lindo demais!!!! =D

    ResponderExcluir
  7. Lindo esse morro!
    eu não sei se teria coragem de subir, mas é lindo! *-*

    ResponderExcluir
  8. Encontrei esse blog por acaso,mas amei é tudo de bom e mais um puquinho,parabéns Ana paula.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: