quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fácil como tirar chupeta de bebê. Fácil? Sim!

 
 João com 23 dias e sua inseparável chupeta
 João com 1 mês e sua chupeta boa que até ri!


4 meses de chupeta.



 Meu irmão gato Tiago, Gui,  João Pedro (8 meses) com sua  chupeta e eu.

João com 11 meses

Com 2 anos e chupeta... ainda!



Uma enxurrada de fotos do João Pedro e sua inseparável companheira, a chupeta. Inseraparável não mais.
Mas vamos começar pelo início da história.
O João foi prematuro e ficou 12 dias na UTIN (UTI Neonatal). Todo bebê nasce com o reflexo e necessidade de sucção. Os prematuros ainda sofrem por estarem separados da mãe, ficam ansiosos e inseguros. Além disso, muitos, como aconteceu com o João, não podem mamar. Então a equipe da UTIN cria uma chupeta para saciar e acalmar, além de acalentar esses bebezinhos, uma luva de látex, com um dedo recheado de algodão. Eles chupam com gosto!!!!!!
Então o João Pedro já chegou em casa, com 20 dias, viciadinho na chupeta! E mais, tinha que ser de bulbo, nunca aceitou a ortodôntica, tudo por causa do dedo da UTIN!!
E ele foi crescendo e a chupeta ali, sempre na boca. Aquilo me incomodava, mas o João sofreu muito  ( veja do que falo aqui neste post) e eu tinha pena de tirar algo que ele gostava tanto.
Ele completou 2 anos e eu querendo tirar  o tal acessório. Os dentinhos da frente já estão proeminentes e achei que chegou a hora.
Tentamos esconder, tirar na marra, mas não funcionou.
Então, apelei para um método que usamos com o Guilherme há 4 anos.
Levamos o João numa loja de brinquedos, ele carregava as 3 chupetas que tinha na mãozinha,  mandamos ele escolher dois brinquedos, ele escolheu um dinossauro de pelúcia e um trenzinho. Na hora de passar no caixa, falamos pra ele "pagar" com as chupetas. Deu certo com o Gui e agora com o João Pedro.
E ele dormiu abraçadinho com o dino e nunca mais pediu a chupeta e fomos todos felizes para sempre e SEM BUBU, que´era como ele chamava.
A vantagem desse método é que a criança entende que ela negociou a troca e não fica criando caso. Olha que o João é birrento, temperamental e com ele foi até mais fácil do que com o Gui. O joão não derramou nenhuma lágrima, não pediu a chupeta e está feliz com seus novos brinquedos.

A Janaína do  Casa de Faz de Conta passou por isso também e conseguiu tirar de letra. Ela participou com o seu filho João do quadro De Pais para Filhos do programa Hoje em Dia, da Record.
Veja a participação deles e  como foi que o João deu adeus à sua chupeta.
Para assistir o vídeo, clique aqui.

Se você já passou por isso também, partilhe conosco sua experiência. Comenta!

Bom dia!

33 comentários:

  1. que linda atitude aninha.Falo dos dois e de vc.
    O relato é lindo . amei ler este texto.parabéns pela linda família.Agora, eu amei a foto de bundinha prá cima rsrsr muuuiiiittttooo fofo mãezinha.
    bjs no coração.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um filho de 10 anos que com 1 ano e 6 meses largou por conta própria a chupeta, a gente colocava na boca dele e ele empurrava com a língua, aproveitamos e não demos mais. Mas minha 2ª filha até hj tem o seu "Bô", é assim que ela chama a chupeta. Quero tirar mas pe uma santo calmante, mas fiquei sensibilizada com seu post e vou tentar trocar o "Bô" por um brinquedo, valeu a dica.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  3. Filhos lindos!!!
    Não tive problemas com chupeta em casa. Meus filhos não chuparam. Mas em compensação o Gi roe as unhas desde que nasceu:(
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Aninha!!!Tõ aqui mais uma vez te visitando.Olhei aquela foto e pensei será???mas não é que é ela mesmo,carinha de menina,até pensei que fosse sua irmã,mas era você mesma.Na foto do perfil está com uma foto mais mulher e aqui junto ao bebe rostinho de menina,logo abaixo também.Legal que você conseguiu tirar a chupetinha o bebe,sei que não é fácil,graças a Deus não tive esse problema,meus ois meninos nenhum quiseram chupeta,e olha que tentei.O Canaã o mais velho,eu colocava a chupeta e ele jogava fora,achava tão lindinho os bebes de chupeta mas o meu não quis,certa vez tentei tirar uma foto, daí empurrei a chupeta na boca dele,mas foi só soltar a mão que já cuspiu,na foto aparece a chuta caindo rsrsr.bju Aninha até mais fica na paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha,

    Achei super interessante a forma como você conseguiu êxito nessa empreitada, e a Jana também.

    Minha sobrinha cupa o dedão, já tem 4 anos, e a gente tenta, mas acho que quem deveria realmente tentar e trabalhar a psicologia com ela, não faz. Se é que me entende..rs Uma pena, pois os dentes da frente já estão proeminentes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Meu filhote não chupou chupeta ... mas em compensação o peito ... mas aprendi que só dá certo se for radical e não deixar mais ... simples assim.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana, que família jovem e linda vc tem!!! Parabéns!!
    Quanto a chupeta, foi maravilhoso! Muito inteligente! Que alívio, nao é? Bem, as minhas crianças nao chuparam chupeta, e olha que eu até insisti, acho que chupeta acalma. Mas, nao queriam!!!
    Seu livro de artes vem logo. Estive muito ocupada no trabalho e quero ir com calma a uma livraria e escolher um maravilhoso livro para vc. Eu aviso assim que colocar no correio. Beijos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Adorei o método dessa difícil separação...rs
    Minha filha não chupou chupeta, porque eu não quis dar, mas acabou chupando o dedo. Só deixou depois que precisou de usar aparelho, aí começou a roer as unhas....e agora está numa luta pra parar, porque adora esmaltes, mas tah dificil. Com meus meninos foi diferente, eu queria dar chupeta, por serem dois e isso os acalmaria mais, mas eles não quiseram....rs....enfim, não tive problemas com chupeta em casa, mas com tratamento ortodôntico (da menina) e muito choro (dos meninos)....
    Parabéns pela linda família e pelo blog...
    Bjssss

    ResponderExcluir
  9. OI ANA PAULA!!! COM OS MEUS FILHOS NÃO TIVE PROBLEMA NENHUM. FOI SÓ NA CONVERSA!!! ACHO QUE EU É QUE TINHA PENINHA DE TIRAR...RSRSRSRS

    BEIJOSSS!!! TEUS FILHOS SÃO MUITO LINDOS!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana.
    Meu filho tbm acostumou com a chupeta redondinha, e não quis saber da ortodôntica.
    Só que o problema é que como a chupeta era redondinha,ficava muito fácil colocar a argola toda na boca, e era isso que ele fazia,rsrs.
    Eu sempre trocava as chupetas dele, pois elas vão ficando ( nojentinhas) rsrs, mas certa vez passeando pelo shopping, catei a chupeta velha e coloquei no lixo e entrei na farmácia e comprei chupeta nova.
    Resultado; dessa vez ele não quis saber da nova, e acabou que largou de vez a chupeta, antes dos dois aninhos.
    Foi sem querer, mas foi assim que deixou de chupar chupeta com argola e tudo,hehe, e hoje os dentes dele são lindos.
    Adorei as fotos suas e do filhote.
    Beijinhos.

    http://www.indianaraguaringue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Meu reizinho, tem três anos, e tiramos a chupeta proximo dele completar dois anos...Ele chamava de "Dê"...Na realidade dóis mais em nós, que em nossos pequenos..

    ResponderExcluir
  12. lol sabe como meu irmão parou aos 3 anos? o meu cachorro chupou a chupeta dele ai ficou toda feiosa e mordida e minha mae falou que só tinha aquela e ele teria que chupar mesmo assim, ai ele desistiu.

    ResponderExcluir
  13. Aaai que fofa! Parabéns!!!!

    O link do blog que eu falo disso é: http://recomadres.blogspot.com/2011/05/aparecendo.html

    Tenho outro blog, o Recomadres, e nele falos dos filhos, mães, pais e suas relações.

    Um ebijo e super obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Oi Aninha
    Ah que saudades dos meus bebes.
    Lindo seus pimpolhos PARABÉNS
    Eles crescem mas pra gente serão eternamente bebes rsrsr
    O meu do meio que hoje esta com 19 anos e cursando direito é que chupava chupeta e com 3 aninhos trocou por um presente no shopping com o Papai Noel coisinha mais fofa negociando rsrs com Noel os outros 2 chupavam dedo.
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir
  15. Aninha do céuuu eu fico alguns dias sem vir aqui e qdo venho só tem coisa linda, primeiro esse bebê de bumbum pra cima ohhhhh que coisa mais fofaaa dá vontade de fazer carinho nele dormindo muito lindo, me lembrou o meu bebê (de 1,80 rsrs) qdo era pequenininho tinha o hábito de dormir com a mãozinha dobrada embaixo da bochecha, e ficou até hoje uma graça, largar a pepeta como ele dizia tb não foi nada fácil,um dia caiu no chão e a cachorra que minha mãe tinha pegou e começou a morder, acabou com ela
    Ele chorou muito tadinho, ficou possesso, tentei dar varias outras, mas ele nunca mais aceitou e largou definitavamente...tadinho rsrs
    Amei Aninha essa bicicletinha que coisa mais fofa meu Deus
    E suas costurices estão totalemnte profissionais a Fabi vai ficar maravilhada com a bolsa com certeza tá linda demais
    Obrigada florzinha por seu carinho e não se preocupe, não fico triste qdo vc não pod eme visitar com frequencia, sei que assim como eu tb é falta de tempo, relaxa
    Beijooo lindona!!!

    ResponderExcluir
  16. Se a gente for esperta consegue essa façanha rápido! Mas casos de dedões, como a sobrinha da Giu, sempre são mais complicados... não tem como trocar... rs
    Sofia largou chupeta e mamadeira no tempo dela e não acho q foi tarde. Mas agora ela vive com o dedo na boca... qquer dia passo uma pimentinha! rs
    OPS: família linda!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana, meus filhos já estão bem crescidinhos mas o episódio chupeta também rolou por aqui, não com a Mariana, pois ela nunca usou, agora com o Junior, bem esse foi um caso à parte, já tinha 4 anos e ainda usava a chupeta, meu Deus como eu queria que ele largasse, mas foi minha mãe que teve a idéia, como ele guardava a chupeta dentro da geladeira pra ficar bem fresquinha,é ainda tinha isso, minha mãe pegou-a um dia e molhou no pó de café e guardou na geladeira novamente, quando ele foi pegá-la veio correndo me mostrar como estava, então eu disse que ela estava cheia de formigas e que elas iriam picar a boquinha dele. Bom não preciso dizer que a dita cuja da chupeta foi direto pro lixo e nunca mais ele pediu. Bom pra mim funcionou!
    Não esqueça de passar no blog que tem sorteio rolando.
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Em primeiro lugar: morrrrrrrrrrta de saudades, não dá tempo de nada com essa gorducha querendo ganhar o mundo com os joelhos, só quer ficar no chão agora...

    Em segundo lugar: vc é uma menina, não consigo me convencer do contrário... hahahah, muito linda.

    Tá... minha história, o Leo foi até quase 3 anos de chupeta, e estávamos conseguindo tirar dele, porque também era viciado e não desgrudava, engravidei.. danou-se. O pediatra não deixou tirar porque ele sentiu bastante a chegada da Mariana, mas aí já usava só prá dormir, depois que dormia, jogava fora, puro vício mesmo. No Natal do ano passado negociamos, da mesma forma, escolhe o que vc quiser e entrega a chupeta no Natal. Na noite de Natal deixou a chupeta na varanda, ele chamava de bibi, nunca mais... nem pediu, nem perguntou, fim. Se eu soubesse que seria tão simples teria insistido antes, mas fiquei com receio. Mariana? Odeia e nunca colocou na boca por mais de 10 s e nós segurando, chegava a fazer náuseas e nunca quis, prá mim foi um alívio, sofri no período das cólicas, mas sei que futuramente não vou precisar me incomodar. Fico super feliz que tenha sido tranquilo e tudo dado certo ;o)

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Você sabia que LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que é o idioma em que os surdos se comunicam, é a segunda língua oficial do Brasil?

    Com objetivo de expandir a língua de sinais um grupo de professores e alunos da escola Lauro Müller em Florianópolis criou o BLOG VEJO VOZES e por conta disso estamos aqui lhe convidando para fazer parte da nossa história.

    Se você entende que nosso país precisa de educação com qualidade e que a inclusão é um direito de todos, venha nos conhecer. O endereço é:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana!
    Achei super legal o jeito como teus guris negociaram o bico por brinquedo! Acho que vou usar essa técnica com a minha filha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Que gostosuras esses meus netos :) Isso aí, tem que saber negociar com as crianças, aí consegue tudo hehe

    beijosssss

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana!
    Sabe, meus filhos já saíram da maternidade de chupeta e não me arrependo! Pra mim é um santo remédio, tipo uma "tampa" anti-choro sabe? kkkkkkk Acho que é por isso que demorei tanto a tirar a deles...na verdade ambos tiraram porque quiseram. Aliás, na criação deles sempre foi assim: dei tempo ao tempo! Fraldas? Na hora em que eles estiverem de saco cheio de usar, vão tirar! Dito e feito! Eles mesmos quiseram aprender a fazer no penico e tudo bem! Com a chupeta, idem! Mesmo assim adorei as dicas do programa da Record que a chique da Jana (Casa de Faz de Conta) participou!

    Bjs
    PS: seu irmão é tudo hein? hahahaha

    ResponderExcluir
  23. Aninha,

    Como você paga a vizinha para emprestar os filhos? por mês? kkk
    Lindo os meninos, adorei a coragem e o desprendimento do João Pedro. Aqui em casa o processo foi tranquilo também, nem tanto quanto o seu porque meu filho é PHD em negociação, mas não rolou estresse não. A fralda foi outra coisa que tiramos uma noite e depois nunca mais tivemos problemas, a não ser quando ele levanta dormindo e faz xixi pela casa, rs.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  24. gostei, seu filho é lindo e quando eu tiver os meus vou tentar esse método pra tirar a chupeta deles.

    ResponderExcluir
  25. Adorei o método de negociação
    Sou odontopediatra e vire e mexe aparece uma mãe aos prantos pq não consegue tirar a chupeta e os dentes estão entornando
    Até fiz um monstrinho papa chupeta para as crianças doarem a chupeta para o bichinho crescer, mais não teve muito resultado. Chegavam em casa e pronto! Queriam outra chupeta!
    Vou utilizar sua técnica de "pagamento"
    Ameiiiiiiiii.... Isso aí !
    Bjooo

    ResponderExcluir
  26. Meu filho também foi prematuro,e não sei dizer para vc quando ele começou a chupar o dedo porque a preocupação com o desenvolvimento dele era tão grande,que eu nem me preocupei com os "detalhes",eu só tenho fotos dele a partir do sétimo mês ,depois que ele "arribou"!!
    Adorei sua tecnica da troca!!!bem bolada
    bjjss
    Mara Lúcia (meu cachixo)

    ResponderExcluir
  27. Oieee...

    Aiiiiii que dica boooooa!!!!!
    A minha filha desde o primeiro dia de vida chupa a "pepeta", ela tem 8 meses... Daqui uns tempos pretendo tirar e AMEI essa diiica, assim que ela começar entender vou fazer isso, espero que funcione com ela tbm... rsrsrsrs

    Ah, e da uma passadinha lá no blog... tem novidades por lá... rs

    beijinhos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  28. Primeiro morri de dó dessa história da chupeta em forma de luva com algodão! Tadinhos!
    Segundo, achei muito, muito legal a forma como vocês lidaram com a situação.
    A chupeta é muito importante pra eles e tem que ser retirada sem traumas, né?
    Parabéns pela tranquilidade e sabedoria com que fizeram isso.

    Bjo
    Ale

    ResponderExcluir
  29. Uma mãe linda, um filho lindo!! Espertos e intelignetes!!! Adorei!! Não tenho filhos, mas uma amiga está na luta para tirar o "bubu" (coisa de baiano, né?) do filhote e eu vou repassar esssa informação!! :D

    ResponderExcluir
  30. Oi Ana ainda não passei por isso com o o Heitor meu filho, mas está chegando a hora: ele está com um ano e quatro meses. De qualquer forma, tento dar a chupeta só na hora de dormir. Mas adorei o modo como vc fez, quando chegar a hora do bubu do Heitor vou apoveitar sua dica bjocas

    ResponderExcluir
  31. Oi Ana Paula, adorei sua história, vou orientar uma amiga. Eu também tenho um João Pedro, hihihihi nome lindo neh? Então, ele nunca quis chupeta, só minha filha mais velha hj com 7 anos, eu também me incomodava pois ela já estava com 4 e a inseparável chupeta, mas vamos falar a verdade, é tão gostoso neh? Eu mesma tinha 8 anos quando minha mãe conseguiu tirar a minha. Pq não te conheci antes, eu não consegui tirar da minha filha tão fácil assim, não foi a primeira vez. Valeu pela dica, vou repassar. Beijinhos, ah... que fofo seu filhinho, e esta foto dele dormindo que coisika linda !

    ResponderExcluir
  32. Olá!minha filha jká está com 6 anos e não consigo tirar essa bendita chupeta dela,tenho mais 2 filas,uma de 10 ,que foi bem fácil tirar dela(tirei com 4 ano)trocou a chupeta por álbum e figurinhas do rebeldes kkk,e tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses q chupa dedo,tô ferrada,dedo é pior q chupeta hihihi,mas dessa de 6 anos não consigo,já fiz de tudo,pedi pra escolher o brinquedo que ela quisesse,mas nem assim,se a chupeta some ela chora muuuuito,vou tentar fazer o q vc fez,mas tenho certeza q ela deixa o brinquedo e fica com a chupeta kkk,num sei o que fazer,vou esperar pra ver quando ela decide ,largar,bjs flor

    ResponderExcluir
  33. Ana Paula!

    É a primeira vez que estou visitando seu Blog e dei logo de cara com esse post! Achei o máximo! Me identifiquei com a história :)

    Quando eu era pequenininha, troquei minha chupeta por sorvete.
    Minha querida tia (minha 2a mãe), fez um acordo comigo: disse que me levaria para a sorveteria pertinho da minha casa, todos os dias, se eu deixasse a chupeta de lado (eu era looouca por sorvete... e ainda sou hihihi). Cumprindo a promessa, me levou por uns dois dias e depois nem me lembrava mais da chupeta e nem de cobrar a ida para a sorveteria, pois colocaram outras atividades que terminaram tirando minha atenção.
    Foi um "santo remédio" kkkkk!

    Uma beijoca bem grande p/ você e que Deus abençoe ainda mais sua família linda :)

    Milena
    www.caracoisdemilena.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: