segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pequeno diário Dieta Coletiva VI


Se alimentar bem é uma conquista.
Uma conquista diária, por vezes árdua.
O hábito leva ao condicionamento.
Assim tem sido.
Tenho substituído o açúcar pelo adoçante, mas não em tudo.
Tenho comido 2 frutas por dia. Não é o ideal ainda.
Não consigo jantar, salvo quando é sopa.
Então venho comendo batata doce, banana da terra, milho, aipim e abóbora cozidos com um café. ( 1 xícara enorme! Eu já disse que sou viciada.) Antes eu comia pão, então pelo menos esses alimentos são mais nutritivos, ricos em fibra e dão saciedade.*
Sustituí a ceia por um chá, que ajuda a relaxar e praticamente não tem calorias.
Ainda não saí do sedentarismo.
Mas essas pequenas mudanças já me renderam 1,2 quilo a menos. Parece pouco, mas tenho que lembrar que passei quase 20 dias de férias na Bahia!!!

Veja algumas informações sobre os alimentos citados:

Milho
O milho é essencial para a produção de energia e funcionamento do sistema nervoso. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante processamentos para comercialização, o milho conserva sua película, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano.Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas, vitaminas (A e complexo B), sais minerais (ferro, fósforo, potássio, cálcio), óleo e grandes quantidades de açúcares, gorduras, celulose e calorias. Texto DAQUI.

Aipim
O aipim é boa fonte de energia, não tem proteínas nem gorduras e contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), além de boa quantidade de potássio. Texto .DAQUI.

Abóbora
A abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes (vitamina C, E e betacaroteno (provitamina A). Possui também boas quantidades de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5, fibras e os minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio.Devido ao seu grande conteúdo de betacaroteno (provitamina A), seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração, derrame e cataratas Suas sementes, para os índios Cherookee, podem curar cólicas, diminuir pedras nos rins e acalmar febres desde que servidas em chás. Texto DAQUI.


Banana da terra
Os cientistas do Departamento de Medicina da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriram propriedades da banana da terra, uma fruta muita conhecida por aqui, além de também ser encontrada na África e na Índia, que vão além do seu sabor. A equipe liderada pelo Dr. Jonathan Rhodes detectou que as fibras dessa fruta podem inibir a ativação de células que contribuem para novas crises da doença inflamatória intestinal. A Provexis, uma companhia de biotecnologia, vai trabalhar com o Dr. Rhodes para criar um suplemento alimentar para o tratamento de DII. “Se esse produto reduzir a atividade da doença de Crohn já será um avanço significativo para os tratamentos”, diz o Dr. Rhodes. Aviso aos navegantes: devido ao seu grande tamanho, a banana da terra deve ser comida cozida. Mas lembre-se que por enquanto os estudos estão em andamento – não adianta, portanto, começar a comer banana da terra desde já. Texto DAQUI

Batata doce
Nutricionalmente, é rica em carboidratos, vitamina C e apresenta uma quantidade considerável de niacina, além de outras vitaminas e minerais. É um alimento bastante consumido por atletas como fonte de carboidrato durante o dia, devido ao seu índice glicêmico (índice que reflete o impacto dos carboidratos nos níveis sangüíneos de glicose), que é menor do que o do arroz e o do pão branco. Texto DAQUI.



*No Nordeste, temos essa tradição de comermos esses legumes e frutas cozidos no café da manhã, assim como cuscuz, tapioca, que são derivados.



Beijos e bom dia!









5 comentários:

  1. dicas excelentes, Ana Paula. Vou pegar pra mim rs.
    Café é comigo merrrrrrmo e sedentarismo tb hahaha . tá errado, eu sei...mas vou mudar.

    e adoro um pão.
    melhor a gente se cuidar né, eu tb ganhei uns bons quilos por pura gula mesmo

    boa semana

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  2. Sedentarismo tb é o meu problema, mas tenho que ser mais forte que a preguiça,rsrs.
    Bjs♥

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  3. OI, amiga querida !

    Parabéns pelos progressos na Dieta Coletiva ( que é nossa busca por uma alimentação e vida saudáveis, né? ).... no quesito sedentarismo também empatou comigo...tá dificil arrumar um tempinho pra caminhada, academia....


    Um beijão pra ti e uma ótima semaninha!!
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

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  4. Gostei da lembrança da abóbora, que adoro e não tenho comido. Vou comprar nesta semana e fazer um purê.

    Achei que faltou proteína no te café da manhã 9que tal fazer o iogurte da Nilda?)

    Estou amando vir aqui neste céu azul, muito relaxante e fresco. Adorei o novo visual!

    beijooooo

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  5. Pouco? Qualquer avanço é um avanço! E 1,2kg não é tão fácil de perder não...
    Parabéns pela conquista!
    Beijos

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