sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ler alimenta

 Sempre gostei de ler. Aprendi a gostar com a Mônica. É  a gordinha e dentuça mais querida do Brasil, ela mesma! Adorava os gibis e ia trocando com os coleguinhas de escola. Depois, comecei a frequentar bibliotecas públicas. Tive a sorte de morar a uns 500ms de uma: a Biblioteca Infantil Municipal Monteiro Lobato. Adorava ler até enciclopédias. Com 12 anos já tinha cartão da Biblioteca Central da cidade e pegava livros frequentemente. Li quase a coleção Vagalume toda. Adorava! Devorava! Alguns livros marcaram essa fase como: Sozinha no mundo, Pollyana, O menino do dedo verde, Éramos seis, A ilha perdida
 Lia praticamente tudo que me caia nas mãos.  Durante o ensino médio, revitalizaram a biblioteca da escola e eu comecei a curtir poesia, nesta fase conheci Quintana, Pessoa e Drummond. Até hoje meus preferidos.

 Com o tempo, o leitor se forma e aprende a selecionar mais. Na faculdade alcancei esse nível. Aprendi logo na primeira aula de  Introdução ao Estudo da História, com o inigualável e saudoso professor Andorinha, que não devemos perder tempo lendo porcarias.  Daí desistir de vez de Paulo Coelho, já que nunca consegui passar da décima página de qualquer livro seu. Alcei vôos mais livres... Me joguei em Viva o Povo Brasileiro, do baiano João Ubaldo Ribeiro, li clássicos e releituras deles como Tristão e Isolda. Me instiguei com a linda e rebuscada escrita de Shakespeare. Machado de Assis me ganhou, roubou meu coração! Mas eu ainda lia de tudo um pouco. Li um pouco de Sheldon e Agatha Christie.

 Comecei até mesmo a ler como fonte de pesquisa histórica. Como retrato de uma época. Assim, li muito Aluísio de Azevedo e Machado de Assis.
 Tive minha fase leitora de auto ajuda, li Shinyashiki e Cury. Algun s outros sobre educação de filhos.

 Depois de alguns anos com este doce vício adormecido, voltei a ler mais. A me deliciar com o prazer de navegar em páginas.
 Chamei uma amigas e juntas, formamos mais um Clube de leitura. 
 Estou terminando de ler O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano que me foi enviado pela amiga Cintia Branco. Um livro delicioso, postarei minha resenha aqui em breve.
E, para tornar esta leitura ainda mais prazerosa, acompanho-a de um chá de maça e canela, flores colhidas do meu jardim, na caneca que ganhei da Josiana, do Decorafino e marcador que a Pepa fez especialmente para mim e para as outras meninas do Clube de Leitura!


Conheça quem faz parte do Clube de Leitura junto comigo:

Fernanda Oliveira, Minha Casinha
Fernanda Sahira, Minha mãe sabia
Lia (Pepa), O Tacho da Pepa

Essa turma dispensa apresentações! Se você ainda não as conhece, dê um pulo em cada blog, cada uma com seu estilo, mas só blogueiras retadas!
Se quiser saber como funciona o Clube de Leitura, leia aqui.
Obrigada Josiana e Pepa pelos presentes!

Bom dia!

* Atualização: 
O Mauj também postou sobre seu gosto pela leitura, leia.

14 comentários:

  1. Ana,se tem uma herança que deixarei para meus filhos,herdada de meu pai, é o prazer de ler!Meu pai tem 80 anos e lê tudo que aparece...diariamente, os jornais e semanalmente, a revista
    Veja.Lê com criticidade,com sabedoria...vive com um livro nas mãos!Eu já sou mais seletiva...gosto mesmo é de um bom livro!O jornal e a revista leio mais por obrigação da profissão!!Meus alunos também amam ler e desde os 5 anos são sócios da biblioteca da universidade na qual trabalho.Semanalmente, vamos até lá e cada aluno aluga de 5 a 8 livros para ler em casa.Na sala de aula, também temos a nossa biblioteca, com literatura infantil,gibi e revistas Recreio.LER É UMA DIVERTIDA BRINCADEIRA!!BJS !!

    ResponderExcluir
  2. Ana como é bom ler e passear por esses escritores, aqui em casa somos marcados por Machado de Assis Drummond de Andrade,parece que eles fazem parte da nossa história, rs.
    Obrigada pelo carinho e que tenha gostado da caneca foi feita com carinho, muitos beijos.
    Josiana Leite

    ResponderExcluir
  3. Aninha,

    Ler alimenta a alma com certeza. Também sempre li tudo, noo ensino médio descobri a literatura russa e me viciei, Machado é outra coisa maravilhosa.
    Tenho adoração pelo Érico e pelo Luis Fernando Veríssimo, pelo Garcia Marquez e pelo Galeano, uma paixão antiga.
    Esse livro é mais que especial, me acompanha a muitos anos e é meu livro de cabeceira.
    Na faculdade também li muito coisa, lembro que o primeiro livro que reli quando entrei foi o Manifesto do Partico Comunista e curiosa que só, depois de uma aula de Introdução aos Estudos Históricos, com o professor Ricardo (que depois foi meu padrinho de casamento) me acabei lendo Eram os deuses astronautas, kkkk.
    Mas ao contrário de você leio muita porcaria, adoro, não Paulo Coelho, mas algo mais inferior até, rs, hoje separo a leitura, tenho a histórica que me é essencial, a de clássicos que gosto e a de bobagens para viajar e sonhar. Gosto mais dessa última, ainda é o único refúgio que o cinismo perante toda a realidade que o historiador tem não conseguiu fazer perder a magia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa..Pollyana, amei esse livri na infância.
    Lêr é maravilhoso e um bom livro dispensa qualquer elogio...
    Adorei esse post, tá charmoso, a foto está aconchegante, o livro, o chá, as flores do seu jardim, com esse friozinho.....me inspirou!!
    Beijo grande pra vc e tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Eu também amo ler! É um prazer delicioso ainda mais na companhia de amigos, chá de maçã, flores colhidas no jardim!!!Encantador!!!
    beijinhos e amei conhecer o seu cantinho!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    também sou apaixonada por leitura, embora não leia tanto quanto gostaria porque a rotina diária consome muito o tempo da gente! mesmo assim, sempre estou lendo alguma coisa! Foi-se a época em que eu lia até três livros por semana!!! Agora, me contento em ler um por mês!
    Já li várias vezes sobre esse Clube do Livro q queria saber se é possível participar ou se esse grupo é um grupo completo. Li num post anteriormente sobre isso, mas confesso que não me dei por vencida!!! Beijos e boa leitura a todas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    também sou apaixonada por leitura, embora não leia tanto quanto gostaria porque a rotina diária consome muito o tempo da gente! mesmo assim, sempre estou lendo alguma coisa! Foi-se a época em que eu lia até três livros por semana!!! Agora, me contento em ler um por mês!
    Já li várias vezes sobre esse Clube do Livro q queria saber se é possível participar ou se esse grupo é um grupo completo. Li num post anteriormente sobre isso, mas confesso que não me dei por vencida!!! Beijos e boa leitura a todas!

    ResponderExcluir
  8. Ana minha linda amiga, eu leio um pouquinho às vezes. kkkk
    Amo, adoro, tenho paixão por livros.
    Leio tudo o que me cai nas mãos, tudo é mentira. Paulo Coelho não leio nem obrigado, eu nunca passei da quarta página dos livros dele, não dá, não funciona.
    Ler é viajar, conhecer lugares, sonhar outros sonhos e até viver outras vidas.
    Se apaixonar por um casal criado na imaginação do autor e torcer por ele como se fosse nosso intimo amigo. Passear em ruas que nunca andaremos, construindo casas e praças que nunca existirão.
    Dar rostos e formas a pessoas que nos entregaram somente o nome.
    Ler é viver várias vidas em uma e ser várias pessoas numa unica vida.
    Fazer parte do clube com você e essas pessoas tão queridas para mim é uma honra e extrema alegria.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Que post gostoso, chá (prefiro um cafézinho, rsrsrs), biscoitos, flores do próprio jardim é tudo.

    Também gosto de ler, fiquei muito tempo sem ler, muitas obrigações, mas de um tempo pra cá tempo separado uns minutinnhos, às vezes umas horinhas para ler. Acabei de ler 3096 dias, que conta a história de Natascha Kampusch, foi sequestrada com 10 anos e fugiu do cativeiro aos 18. Gostei tanto que estou relendo.

    Depois quero ler Um dia , que vi no twitter da Fer, e Tigre, Tigre que é a história da própria autora que sofreu pedofilia, parece ser chocante.

    Bom, é isso aí , daqui a pouco escrevo um página de livro no comentário, rsrsrs.

    beijus.

    ResponderExcluir
  10. Aninhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa cade tu?rsrsrsrsrsrs
    Eu saí do grupo, mas adoro vcs. , tá? Sou fanfarrona?rsrsrsrsrs
    Amora, as fotos estão lindas de viver, amei amei!!!
    Saudades insanas
    Beijosssssssssss te amo
    Vero

    ResponderExcluir
  11. É engraçado cmo a gente se identifica!A media que fui te lendo viasualizava a mim mesm e isso é muito gostoso! Ler é tudo de bom e mais um tanto. Fico mega triste qd vejo meus irmãos dizerem q detestam ler e nem sonho em deixar de influenciar os meus sobrinhos. Pros que já sabem ler, sempre presenteio com livros, pros que ainda não sabem nada das letrinhas, canto histórias e os incentivo a recontar. Têm dado mto certo. rs

    Xerinhos, linda!
    Paty

    ResponderExcluir
  12. Que post gostoso e convidativo. Dá vontade de puxar uma cadeira e ficar aí tomando chá e papeando contigo.

    Que bom que aqui em casa todo mundo lê muito!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Aqui em casa todos amam ler. As crianças aprenderam que ler é bom de tanto verem a gente com um livro na mão. Todas as noites lemos um pouquinho. E eu faço questão de gastar com cultura.
    Clube do Livro é tudo de bom. EU estou amando o meu também.
    Beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  14. Ah, vou puxar um banquinho e ficar por aqui mesmo... que delícia de post !

    Eu AMO ler, como todas por aqui... E Já tive várias fases também... Ri sozinha quando você, Aninha, citou a série vagalume ! Quase "morri chorando" quando li "Éramos seis", no alto do meus 11-12 anos... Faz parte.

    Teve uma época que adorava "ter" muitos livros, vivia comprando, lia alguns, outros não. Hoje não, penso que o livro tem uma "missão" muito maior, e o que mais me encanta é que ele circule pelo maior nº de pessoas possíveis... que ele tenha uma "história", por onde andou...

    Vi que muitas meninas gostariam de participar do Clube da Leitura... Se já estiver completo, proponho formarmos outro, que tal ?

    Para começar tenho 3 livros: Tête-a-tête (sobre a história de amor de Sartre e Simone de Beauvoir, Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago)e A mulher do viajante no tempo.

    Sou nova na blogosfera, porém vejo que tenho muito em comum com todas que passar por aqui....

    Ai, desculpa, Ana... meu comentário virou um post !kkk

    Beijo grande !

    Fabi Teixeira
    e-mail: fabimteixeira@gmail.com
    http://vidaamorerisadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: