Ando meio em falta com os posts da Dieta Coletiva. Sei bem disso, é reflexo das minhas escapadelas.
Engordei um quilo. Fruto do meu relaxamento. E para confidenciar de vez meus pecados da gula, vou falar do último:
Sábado, saímos de casa para comprar um presente para uma coleguinha do Gui, que fez aniversário. Não fomos à festa porque os meninos ainda não estão totalmente reestabelecidos e quis evitar irmos. Mas saimos para comprar o presente e na volta, passaríamos numa pizaria para trazer uma redonda pra casa. Hoje esta cena é possível! Vejo todos reunidos em torno de uma pizza e não paro de agradecer!
Porém, quando estacionamos na frente da pizaria, vejo uma barraca na calçada com uma faixa que dizia:
ACARAJÉ DO BAIANO
Gente, quem lê o blog a mais tempo, sabe que sou baiana de alma e coração, apesar de ter nascido em Sampa. Tenho uma verdadeira paixão, amor pela comida baiana. E em especial por acarajé!
Aquele cheiro de dendê e camarão... hum... me fisgam!
Sentamos numa mesa todos morrendo de vontade de comer o tal acarajé. Eu estranhei o sotaque do tal baiano, mas ele disse que tinha perdido porque já morava a muitos anos aqui.
Depois de uns vinte minutos, chega a iguaria à mesa. Gente, aquilo nunca foi acarajé! Foi frito em óleo de soja, e dentro, no lugar do que deveria vir o vatapá e o caruru, um molho com cheiro e gosto de maionese.
Camarões, sim tinha, mas eram mais brancos que eu. Uma verdadeira farsa!
E não foi a primeira vez que isso me aconteceu. Já me ofereceram um "acarajé" em Aracaju, que tinha chuchu dentro e um mingau salgado de fubá substituindo o vatapá.
Em Brasília, também já compramos gato por lebre !
Fico verdadeiramente indignada com isso, gente que usa má fé, que engana, que trai toda uma cultura. Fico me perguntando quantas pessoas comeram aquele troço horroroso e acharam que estavam realmente comendo acarajé? Quantos dizem que não gostam, e com razão, porque comeram aquilo como sendo acarajé?
Por isso, este post quer te informar como é um verdadeiro ACARAJÉ:
imagem
Ele é feito de feijão fradinho, que é descascado e moído, depois batido para aerar a massa e deixar o bolinho bem fofinho. É frito no azeite de dendê. Os recheios sempre são: camarão seco refogado, tomate, vatapá e/ou caruru. A pimenta é a gosto.
O Vatapá é um prato assemelhado a um angu, feito de uma farinha de camarão, amendoim, castanha de caju, farinha de rosca, tomate, cebola, pimentão, alho, cheiro verde, leite de coco e dendê. O Caruru é feito da mesma farinha e acrescenta-se quiabo ao cozimento.
Hoje o post da dieta é a confissão dos meus pecados e um alerta para você: cuidado com o que parece mas não é!
Visite o blog Dieta Coletiva e venha fazer parte desta turma!
Ps: A pizza estava deliciosa!
Boa semana!
Menina, aconteceu isso comigo no bairro da Liberdade em São Paulo!!! Japosneses querendo vender acarajé!!! O vatapá era VERDE!!! Dei muita risada!!! A japonesa olhou de cara feia pra mim!! Eu disse: amiga, eu sou baiana e sei reconhecer um acarajé de verdade!!! hahahaha
ResponderExcluirAfe, já paguei mto caro por falsos acarajés tb. E sou como você: aaamo essa iguaria que é um sonho de tão boa, ainda mais com aquela pimentinha... huummm..
ResponderExcluirAfe, hoje sonho de tanta vontade que fiquei! rs
Xerinhos, frô!
Paty
Fura a dieta e come acarajé falso, isso é castigo amiga. kkkk
ResponderExcluirMe dá ânsia de vômito em pensar em acarajé com maionese, credo, que horror!!!
ResponderExcluirBjo
Sou apaixonada por acarajé, mas até hoje só comi dois gostosos, e outros tantos que não engoli. Acredito que se a pessoa quer ganhar a vida vendendo algo de nossa rica culinária deve ao menos se prestar a seguir a receita a risca.
ResponderExcluirTenha uma ótima semana
Abraços
Oi Ana, sou a Gidelma, adorei seu blog, muitas ideias legais, estarei sempre por aqui tah, bjos!!!
ResponderExcluirEu só comi acarajé na Bahia, então sei bem como é essa iguaria maravilhosa:)
ResponderExcluirNão tenho coragem de comprar por aqui não justamente pq sei que vou comprar gato por lebre.
A vontade estava escondidinha, agora aflorou o que eu faço? KKKKKKKK
Beijos
Hahahahahaahah, aqui na city fazem um tal de "vatapá" e colocam um creme de milho junto ao frango, isto frango!!! Na primeira vez comentei que se uma baiana visse aquilo, iria processar a cozinheira, mas aqui todos comem e acham normal. Aí meu camarãozinho!!!
ResponderExcluirUm quilo? Vc vai perder rápido...
Beijoooo
Menina, que achado esse blog. Eu tb sou baiana, mas até a alma...nasci e me criei aqui na cidade de Salvador. Adorei o post e estou adorando seu blog. Bjocas....
ResponderExcluircasadabarbarella.blogspot.com
Eu, que sou uma baiana legítima e consumidora assídua de acarajé, também já fui vítima desses enganadores. Quando morava no Rio (morei lá por dois anos), era uma constante encontrar picaretas tentando se passar pro baianas de acarajé. Acho um desrespeito..não só com a consciência alheia, mas também com a cultura.
ResponderExcluirVoltei para a minha boa terra e hoje faço a festa em Cira. \o/
Beijos.
Ah, adorei o seu blog. ;)
Obrigada por sua visita! volte sempre viu? bjocass
ResponderExcluirOi querida, tem selinho pra vc lá no meu blog, bjks!
ResponderExcluirMenina sou baiana e como todo boa baiana,ama acarajé,quando vi a foto,salivei...aiiii q von-ta-deeeeee.
ResponderExcluirE concordo com vc,dificil achar um acarajé verdadeiro fora de Ssa,aqui em Sp comi uma unica vez um que prestava foi em Pinheiros...
Bjus
adorei seu blog
Ecaa!!
ResponderExcluirnem consigo imaginar esses falsos acarajés...
ummmm....deu uma vontade de comer um agora...e nesse friozinho que ta fazendo melhor ainda.
beijos
Aninha,
ResponderExcluirNunca comi um acarajé que a achasse bom, a última vez estava bem gostoso, tinhas uns camarões legais (que eu amo de paixão) mas estavam todos com casca, ergh!
Imagino que não seja assim, mas fiquei de fato em dúvida porque o trem era bem gostoso, porém as cascas me deram a sensação de estar comendo baratas.
Quando eu esquecer o episódio, tento comer novamente.
Grandes beijos