sexta-feira, 8 de abril de 2011

É preciso estar atento aos sinais.



Li este livro no início do ano passado, e acho que foi uma das leituras mais utéis da minha vida. Sabe por quê?
Pelo simples fato de apagar da minha mente a ideia errônea de que psicopata é sinônimo de serial killer. Apesar de todo assassino em série ser um psicopata, a contra mão dessa equação não é assim tão simples.
A Ana Beatriz Barbosa, que é psiquiatra, nos insere no mundo do entendimento do que é PSICOPATIA.
Não é um doença, não tem cura.
É uma condição, se nasce assim, mas também, pode-se tornar um, se a região do cérebro responsável pelos sentimentos for lesionada.
Existem graus de psicopatia.
Existem psicopatas em todos os lugares.
Sabe aquele mentiroso costumaz? Ou aquele estelionatário? Ou mesmo uma pessoa sem passado que vive em cima de mentiras, enganado pessoas, como nos aconteceu aqui na blogosfera?
Não sei se esse imbecil que matou tantos inocentes em Realengo era psicopata. Existe uma diferença fundamental entre psicopata e psicótico.
O psicótico, sai da realidade, delira.
O psicopata nunca perde a lucidez. Aliás,  essa é sua maior arma.
Ele não sente, nada. Absolutamente nada. Eu nem posso imaginar o que seja isso!
Este será o livro que enviarei no clube de leitura que faço parte.
Acho que é uma leitura imprescindível, útil .
Precisamos estar mais atentos, existe gente má no mundo, muito má, infelizmente.

Para saber mais sobre o CLUBE DE LEITURA, leia o post:
Recomendo a leitura do post de Alexandre Mauj:

23 comentários:

  1. Oi Ana..depois da tragédia de ontem..muito bacana sua dica..beijos e vamos orar pelas famílias...

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana!
    Gostei muito da dica! Realmente é importante a gente se informar, saber o que é cada coisa e não sair julgando desnecessariamente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!!
    Li esse livro a pouco tempo mês passado para ser exata, e indico mesmo.... nos faz enxergar as coisas e pessoas de uma maneira diferente.. psicopata são pessoas sem sentimento algum, desprovidas de arrependimento, culpa e generosidade, e me fez entender até reconhecer algumas pessoas e me previnir.
    Dica maravilhosa Ana
    bjs Drika

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Ana muito bom o post irei ler...desde ontem estou sem chão, mais uma vez o Rio está de luto somente Deus para confortar os corações dessas familias que perderam seus filhos, não consigo nem postar me sinto incorformada com tanta violência. Foi qdo entrei e vi o seu post, obrigada querida irei comprar o livro logo logo!
    Beijinhos e um final de semana na paz!

    ResponderExcluir
  5. Parece mesmo muito interessante.
    Eu li um livro que fala justamente sobre um rapaz que abriu fogo contra colegas nos EUA, chama-se "Precisamos falar sobre Kevin".
    Estou fazendo um post sobre ele no Faça sua Parte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, leitura necessária, né? Infelizmente, a gente precisa saber mais sobre esse assunto. O fake do twitter, os pedófilos, os atiradores loucos, enfim, estamos sempre ameaçados...

    beijoooo

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulinha, estou de volta,tem sorteio lá no blog.
    Agora vou me atualizar por aqui.
    Um grande beijo minha linda.

    ResponderExcluir
  8. Boa dica!

    No final, todos já conhceram um psicopata do médico ao monstro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Super dica, depois da trajedia de ontem, temos que conheçer todos os tipos de personalidade. Outro dia assisti uma entrevista de uma psicologa da minha cidade falando sobre os tipos de personalidades e ela conseguiu passar uma noção muito boa sobre psicopatas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola Ana
    Gostei da dica. Eu me lembro de na época da faculdade alguns professores indicarem livros desse gênero, para sabermos mais, entendermos mais e discernir melhor.
    Infelizmente estamos rodeados por ameaças, e sabemos que a tendência é só piorar...
    Beijinhos, e depois, se puder, passe no meu blog para conhecer, iria ficar muito feliz.
    www.joartflores.blogspot.com
    Com carinho

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ana! Faz tempo que olho pra esse livro quando vou em livrarias e fico tentada a comprar quando vou fazer pedido do Avon, já que este livro é vendido no catálogo também... depois do que vivenciamos ontem vou adquirir e iniciar a leitura. Tive uma "amiga" que se formou comigo na faculdade e usou de seu status de advogada para dar diversos golpes, foi procurada pela polícia, mas ficou foragida até que seu advogado conseguiu arquivar o processo por faltas de prova. Hoje ela anda livre, leve e milionária por aí... mas ninguém questionou o fato de como ela se tornou milionária de um dia pro outro, sabe? Esse é o país em que vivemos, completamente despreparado como os policiais que vimos na TV que permitiram um tumulto enorme dando livre acesso aos pais e a vizinhança no interior da escola em Realengo. E aí a gente fica se perguntando se nossos filhos realmente estão em segurança na escola? Na escola que minha filha estuda, por exemplo, os portões baixos permitem que qualquer um tenham acesso, apesar de ficarem trancados, a escola fica no prédio da universidade daqui, então, eles alegam que não podem fechar completamente a escola, pois uma universidade tem que permitir livre acesso a todos...
    Obrigada pelas suas dicas, seus posts são muito úteis.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Oi Aninha,

    É uma excelente dica de leitura, já que estamos em mundo em que nos faz necessitar de conhecimentos desse gênero, afinal, nem sempre sabemos e percebemos que o ruim pode estar ao nosso lado. =(

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana Paula, é a Vi,é muito bom existir literaturas esclarecedoras sobre a psicopatia, pois talvez existam psicopatas em menor grau muito proximo de nós.
    Se entendermos melhor certos problemas poderemos lidar melhor com eles.
    Muitos beijos,bom fim de semana,Vi

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana Paula,
    Não li esse livro e fiquei já tentada a compra-lo. Deve ser muito bom mesmo. Esclarecedor para conhecermos a alma humana.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  15. Olha sou analíica por natureza. Sei que há muitos deles entre nós, infelizmente. Mas, também acho que não deixariam rastros assim, sendo eles muito inteligente. Acho uma cosia curiosa, a família sempre pega algo de estranho, mas, não toma nenhuma atitude que poderia evitar isso. Já que esse rapaz falava sobre coisas estranhas como ter vontade de derrubar um avião, coisas do tipo. Precisamos levar mais a sério as ameaças que ouvimos, não?

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Ana Paula
    Eu já li esse livro também, e achei necessário. Sabe que à medida que ia lendo, consegui identificar algumas pessoas? Espero que elas não se tornem esse tipo nocivo, mas têm esses comportamentos citados. É assustador? É, mas é bom saber não é?
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Ana eu estou doidinha para ler esse livro! Primeiro porque faz parte do mundo que estudei, pois fiz Psicologia. Segundo porque fico fascinada com as entrevistas da autora Ana Beatriz e acho que ela deve ter escrito algo muito bom sobre psicopatia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gosto de livros indicados e bem recomendados como esse.
    Assunto mais que necessário nos dias de hoje.
    Pode ter certeza que está entre minhas próximas leituras:)
    Tenho muitos para ler, agora também faço parte do Clube do Livro, mas dou conta. Amo ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana!
    Parabéns pela dica de leitura! Já lí este livro e também recomendo. É uma leitura séria, cujas informações contidas em seu contéudo, independentemente de tragédias pontuais, se faz cada vez mais necessária. Bjs, Zazá

    ResponderExcluir
  20. Uma ótima dica, frô!
    Ainda mais nesses tempos em que confiar está cada vez mais virando "artigo de luxo"! ;o(

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho esse livro como te disse, e já participei de palestra Da Ana Beatriz Barros, eu recomendo muito.

    Eu me afastei de uma colega aqui depois que comprovei no livro o que eu já suspeitava que ela era uma psicopata social mesmo.

    Antes que ela usasse algo contra mim por eu cortar a amizade, eu expus na lata o que eu sabia.

    E com frieza ela se mostrou mesmo o que era... alguém que sobe na vida em cima dos outros custe o que custar.

    Cai fora. E a bixa é professora ainda pode isso.

    ResponderExcluir
  22. Amiga, visitando seu blog vi este post e não poderia deixar d comentar..
    Li este livro e recomendo...como vc diz "é preciso estar atento ao sinais", erramos em pensar que conhecemos as pessoas, pois não sabemos o que tem em seu coração(mente)...
    Adoro seu blog..
    bjokks

    ResponderExcluir
  23. Amiga,

    Esse livro me será muito útil, descofio que convivo com uma psicopata, rs, é sério, preciso ver as características para ver se enquadra.
    Quanto ao homem que fez a tragédia de Realengo, acho que se enquadra melhor como sociopata, lamentável, e mesmo não sendo justificativa, tenho certeza que sua vida foi marcada por alguma forma de abuso.

    Grandes beijos e ótimo domingo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: